Feedback de cursos
📚

Feedback de cursos

Aqui você encontra relatos dos cursos que estão na boca do povo quando o assunto é UI/UX. Todos os feedbacks foram coletados de grupos da comunidade e disponibilizados de maneira anônima. O intuito é ajudar a escolher um curso com base em relatos de quem já fez na prática, sem firulas e enrolation. Bora?

Se você quiser incluir um relato anônimo, manda um e-mail pra marianna@vagasux.com.br

Sugestão de pontos que você pode abordar no seu relato
  • Como você vê seu nível profissional hoje? Iniciante / Júnior / Pleno / Sênior / Especialista
  • Já fez algum outro curso na área antes?
  • Qual o nível de interação com os professores?
  • Possui mentoria? Como funciona?
  • Você vê um suporte de modo geral do curso?
  • Qual foi a média de valor investido no curso?
  • Qual o tempo médio de duração até completá-lo?
  • Acesso ao conteúdo/plataforma é vitalício? Nenhuma pergunta é obrigatória, são apenas sugestões pra te incentivar a comentar sobre diversos pontos relevantes de uma possível experiência fazendo um curso! 😉

How Bootcamps

💡

Use o cupom VAGASUX15 para ter 15% de desconto em qualquer um dos cursos da How Bootcamps. Acessar site

Apesar de achar as meninas super legais e muito atenciosas, não me adaptei ao formato da aula e conteúdo. Tenho preferência por conteúdos mais estruturados, de cunho educacional. Porém não tira o mérito da iniciativa ou escola, que é uma escola livre. A quem preferir algo nesse formato, faz sentido estudar aqui.

É muito bom. Embora eu já tivesse conhecimento em UX, o bootcamp gratuito me ensinou algumas dicas que eu não sabia. Com algum olhares diferente. Aprendi algo novo. Mas ele é mais recomendado para iniciantes mesmo. Quem nunca teve contato cima a área.

Eu odiei KKK fiz as primeiras duas semanas e achei que eles não souberam lidar muito bem com a turma porque tinha milhares de pessoas e eles não esperavam isso. Eu, que não sabia nada de ux na prática, fiquei super perdida e acabei largando o bootcamp.

Esse bootcamp da how me impressionou, por ter sido grátis, eles ensinaram muita coisa que eu aprendi em cursos pagos.

Eu super recomendo! Foi sensacional. Maravilhoso mesmo.

Fiz a edição gratuita do bootcamp de ux da how e foi show de bola. Se a intenção era ser top pra vender curso conseguiram ahah

A HOW eu tenho um carinho gigante, acho as meninas super solícitas e elas passam muito conteúdo de valor, na prática, como o mercado trabalha mesmo (pelos comentários que vi do pessoal). Acho bem interessante assistir pelo menos as aulas da HOW, mas se puder tentar colocar em prática o que elas consigam ensinam dá pra aprender muito.

Awari

💡

Tenho um voucher de 10% para um dos intensivos da Awari por ser mentora. É só acessar o site se cadastrar no curso de preferência, informar o código MARIANNAAW7716 e o meu nome (Marianna Piacesi) no campo de referências do formulário de inscrição.

Incluído em 07/07/2021 Cumpre sim o que promete. Minha experiência na Awari foi ótima, em especial com o professor - que era sensacional. Antes mesmo de terminar o curso, eu já tinha sido aprovada em uma vaga que em 1 mês de trabalho pagou o curso todo. O suporte deles também é muito bom pra qualquer dúvida ou problema que venha surgir no caminho. Recomendo 1000

Incluído em 07/07/2021 Entrei em Fevereiro no curso da Awari e tô finalizando o meu projeto essa semana. A minha experiência com o curso foi bem boa, gostei muito do instrutor e o acesso a mentoria foi um diferencial.

Incluído em 19/03/2021 Eu fiz o curso de UX Design da Awari no final do ano passado, e entreguei o projeto em Janeiro/2021. O curso é excelente, são duas aulas semanais, uma na segunda, com o conteúdo programático, e na quinta, chamada office hour, pra tirar dúvidas. Além do portal com as aulas gravadas e conteúdo de leitura. O legal é a mentoria pessoal, que te ajuda com cada artefato que você tem que entregar, além do projeto final, que você faz ao longo do curso e passa por todas as etapas da jornada do usuário.

Incluído em 20/02/2021 O curso de UX design da Awari foi a melhor escolha que fiz. A instituição conta com uma equipe de profissionais super completa que está sempre pronta a te atender em toda jornada do curso, é sem dúvida um atendimento humanizado de ótima qualidade. Além disso, as aulas são ministradas por profissionais atuantes e de referência no mercado, metodologia de ensino dinâmica e completa. Além das aulas semanais ao vivo e office hours onde vc tem a oportunidade de tirar dúvidas, conta com uma plataforma online que te auxilia com cada tema abordado nas aulas. Em toda trajetória, vc tem o acompanhamento de um mentor que te auxilia no projeto que vc desenvolve no curso. Ao final do curso, vc tem acesso à uma mentoria de carreira, com direito à análise e construção do LinkedIn, currículo e simulação de entrevistas. Eu mais que recomendo a Awari.

Fiz o intensivo da Awari. Mentores acessíveis e que tu escolhe, aula na segunda, tira dúvidas na quarta e sexta para mostrar o andamento dos trabalhos. Tem alguns vídeos no site e e materiais complementares. Eu fiz.o intensivo e nessa modalidade eles incentivam a pegar um case real, com alguma ong ou de outra forma. No final ainda tem simulações de entrevista e dicas de linkedin/portfolio. Para o MEU momento eu achei que valeu a pena o investimento. 2)Voltando aqui pra dar um feedback do curso da awari. Foi bem legal que no final teve um demo day em que tivemos que apresentar o trabalho para profissionais da indústria. Defender a viabilidade da ideia para pessoas que entendem do assunto. Uma oportunidade única de receber feedback de pessoas que dificilmente ficariam dez minutos me ouvindo. Achei massa.

Fiz a Awari por causa da mentoria, escolhi pela ideia da mentoria de carreira e aula semanal com alguém "puxando pela mão". No fim não achei que valeu tanto a pena, mas foi legal o último dia que apresentei o trabalho para pessoas do mercado que provavelmente nunca ficariam vendo eu apresentar por 10 minutos.

Curti porque consegui compreender o passo a passo de um projeto e a mentoria é top, você recebe conselhos de quem já tá inserido em um determinado projeto.

Eu acabei de me matricular no curso da Awari. apesar de ficar bastante insegura quanto a "nome" de instituição, pude perceber entre os vários grupos que participo que o background de cada um é muito diferenciado e a maioria já possui colocação no mercado. uns tem pós, outros não, uns tem cursos em inglês, outros em português... sou nova na área, mas acredito que chama mais atenção um portfólio que o nome de onde se estuda. Ainda não fiz o curso, vou entrar na turma de setembro, mas o que mais me chamou atenção na Awari é que depois que o curso acaba, por 6 meses, eles se comprometem a dar auxílio profissional até você conseguir um emprego.

Atualmente a escola atua num modelo intensivo de entregas, o que acho muito positivo para o aluno começar a praticar o hábito de sprints. O processo de entregas é feito virtualmente e toda a interação por meio do Slack. Os professores, mentores e profissionais da escola são muito bacanas e eles vivem e promovem o conceito da experiência. Qualquer problema ou dificuldade pode ter certeza que terá ajuda. O conteúdo foi recentemente atualizado e ampliado e todos temos acesso vitalício à plataforma. Também acho interessante salientar que as aulas explicam todos os processos básicos de UX, atuação profissional, networking, etc. Por conta da mentoria e todo super, acredito que possui a melhor relação custo benefício do mercado.

Alura
Desconto na asinatura anual nos planos da Alura

Incluído em 11/05/2021 Participei da formação de UX Design na plataforma da Alura. Todos os cursos foram de grande relevância porque infelizmente eu não trabalho num ambiente ágil e tudo foi de grande valia para o meu aprendizado. Todos os cursos voltados pra Research foram de mais fácil absorção porque é basicamente o que tento fazer como analista de requisitos, e melhorou a minha postura em relação a saber como extrair informações relevantes do meu cliente. Eu adorei os cursos do André Lisboa, mesmo! Muita prática, muito passo a passo e várias aplicações diferentes. Os cursos de design e prototipação foram uma grande novidade e, sem dúvidas, a minha maior dificuldade. Mas o André me ajudou bastante com seus feedbacks mostrando onde e como eu poderia melhorar o meu projeto. Com relação ao projeto, a minha maior dificuldade foi justamente inventar um produto que foi definido na proposta em uma única linha. Senti falta de poder interagir com o meu "cliente" e tirar dúvidas, validar o meu protótipo, validar o negócio e etc. Claro que tive feedbacks maravilhosos do André. Mas foi "por fora". Não fazia parte da elaboração do projeto ter essa troca. E eu acho que simular essas validações seria importante pra gente conseguir ter ideia de como é a vida real de como é trabalhar com UX. Não sei se seria viável, mas acho que seria de grande importancia. Fiquei muito feliz e satisfeita de concluir esse curso.

Mergo

💡

10% de desconto exclusivo para a comunidade em qualquer um dos cursos da Mergo com o cupom: VAGASUX10. Acessar site

Incluído em 31/01/2021 Depois que fiz meu primeiro curso de UX Design no começo de 2020 fiquei com muita vontade de saber mais sobre UX Research pois sabia que ainda havia muito pra se aprofundar. Então fiz uma externa pesquisa sobre cursos da área de UX e Research, coletei muito feedbacks e depois de muitos conselhos e de refletir sobre a fase da minha carreira, a Formação de UX Research da Mergo foi a escolha mais acertada. E que Formação viu? Foram três meses intensos e a cada aula sentia que estava evoluindo muito rápido. Passamos por todo o processo de Design, descoberta, exploração, testes de usabilidade, de validação, e tivemos acesso a exemplos reais de aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa. Tivemos mentorias com pesquisadoras incríveis como a Raquel Bernabó e a Carolina Veraldi Teixeira. Agradeço ao Edu Agni por seu senso crítico, sinceridade, didática e precisão sobre os temas e atividades. O Edu é cirúrgico pra identificar erros e melhorias, e é onde mais aprendemos. Eu admiro demais sua abordagem.

Já fiz vários cursos na Mergo de 2016 até 2018, sempre recomendo. Conheço 2 UIs que fizeram uma formação similar a essa e o feedback super positivo. Logo após migraram também para UX em empresas bacanas.

Eu fiz Mergo, foi bem legal e com um preço justo.

Acho que o curso que recomendaria seria da Mergo. Fiz um lá de UX Research, vi quão boa é a didática e a facilitação para um curso online e ao vivo. Além disso, sinto que a Mergo foi pensada pra quem "tá no corre" de se aperfeiçoar, fazem algo que(ao meu ver) é justo em termos de preço e valor entregado.

Já fiz o de UX Research e recomendo, é focado em quali e muito breve por isso, o Edu dá uma pincelada e coloca todo mundo pra produzir, o curso é interativo e prático. Pra quem tá começando é bem bom.

Eu fiz um UX Weekend na Mergo em 2017, com o Edu Agni, foi bem legal, processo bem didático e ajuda no contexto inicial.

Vale muito a pena. O Edu Agni é uma referência na área, ótimo professor, assim como os outros professores tbm.

Fiz o de UI com a Claudia Mardegan, e recentemente fiz também o de acessibiidade digital com o Marcelo Sales. Vale muito a pena, são super organizados, eles te mandam tudo por email, explicando como vai funcionar, os professores são muito qualificados e sempre tiram todas as dúvidas durante a aula. pode fazer sem medo de ser feliz!

UXCOPY.SCHOOL
Temos sorteios para este curso, é só acompanhar nossas redes e o grupo do Vagas UX!

Incluído em 21/04/2021 Registro aqui minha gratidão e agradecimento ao Vagas UX pela oportunidade de ter participado do delicioso workshop da UXCOPY.SCHOOL com a Ariana Dias Neves!!! Foi um dia de muito aprendizado e compartilhamento de informações e conhecimento. Tudo de forma muito leve, sincera e madura. O dia passou num piscar de olhos e ficou um gostinho de quero mais! Quanta troca bacana e contato próximo com pessoas instigantes e inteligentes! Experiência incrível e que me deixou com vontade de estudar e aprender mais e mais!

Incluído em 19/04/2021 O workshop foi incrível. Eu sou iniciante, ainda não trabalho na área, mas sinto que agora estou mais preparada para enfim dar o start. Além de aprender sobre UX Writing, a Ari também apresenta diversas ferramentas que são importantes para trabalhar, o que facilita muito pra gente não chegar numa empresa despreparada. A atividade em grupo para desenvolver um caso real também foi muito importante para fixar o conteúdo na minha mente e só tenho a agradecer por essa oportunidade. A Ari realmente pega a gente pela mão e vai apresentando tudo o que temos que saber para desbravar o mundo do UX Writing com mais facilidade.

Product Arena

💡

Cupom de desconto de 15% em qualquer curso da Product Arena com o cupom VAGASUX15. Acessar site

Ainda não temos feedbacks desse curso por aqui, você gostaria de incluir seu relato?

Se você quiser incluir um relato anônimo, manda um e-mail pra marianna@vagasux.com.br

UX Designer Academy (Georgia Demas)

Interaction Design Foundation (IDF)
Convite com dois meses gratuitos na assinatura anual

Feedback da Mah | Incluído em 20/02/2021 Recomendo a IDF pela quantidade de cursos relevantes que tem. A parte de teoria é muito bem detalhada e explicada com vídeos e textos bem estruturados. Curto muito o conteúdo deles e o mix entre esses textos, imagens e vídeos. Algumas aulas são bem massivas de conteúdo, mas você pode ver no seu tempo. No geral todo o conteúdo é muito válido e bem teórico. As turmas abrem de tempos em tempos e você só precisa se preocupar em se inscrever pois eles se organizam por turmas menores, pra que seja possível uma interação entre os fóruns e discussões. Não tem prazo pra terminar, desde que você esteja ainda no plano anual/mensal. Os exercícios são bem focados no que é passado em cada tópico da aula e é bem tranquilo, em sua maioria são múltipla-escolha, mas tem algumas abertas também. Nem todos os vídeos tem legenda em inglês, então às vezes precisa ter um listening em inglês mais reforçado. Mas a maioria tem legenda, só um ou outro que não. É bem completo, por isso indico como curso de fundamento! Porém não sei se é a melhor indicação pra uma pessoa que está começando por conta de que ao meu ver é mais teórico e também por ser um conteúdo 100% em inglês. Você pode pegar um curso de formação de escolas brasileiras pra ter uma vivência maior com um projeto e/ou grupo e aprender na prática mais rápido. De qualquer forma o IDF sempre vai ser uma boa opção de aprendizado a longo prazo.

Incluído em 27/01/2021 Vale a pena? Acredito que dependa do seu perfil. Eu parto do princípio de que conhecimento é sempre um bom investimento. As aulas do IDF são montadas com textos, ilustrações, vídeos e pequenos testes de verificação ao final de cada tópico apresentado. São simples, mas as respostas requerem que você, de fato, veja a aula. Não são cursos práticos, que ensinam ferramentas de prototipação ou coisas do tipo, mas têm bons fundamentos de interação / interatividade que vão te ajudar em qualquer situação... Eles partem da lógica dos conhecimentos atemporais, que te darão suporte em qualquer projeto. É rico em exemplos, associações, tem bons professores, artigos atualizados e tenho gostado.

Aela

Incluído em 29/10/2020 Eu comprei e não recomendo o curso da Aela, pois na minha opinião não vale o investimento. Tem muito material, porém a maior parte dos alunos não passa do nível 2. Quando comprei o curso me foi vendido como tendo mentores disponíveis para tirar dúvidas, mas a verdade é que hoje em dia tem pouquíssimos mentores e demoram dias para responder. A mentoria de projetos demora 9 dias, ou seja, você envia o seu projeto e tem que esperar 9 dias para receber um feedback (10 se tiver feriado no meio), perde o timing do que estava fazendo e não é incomum ver os alunos perguntando o que aconteceu, pois, estão no nono dia e ainda não receberam retorno. As aulas extras são bate papos com qualidade inferior a vídeos que podem ser encontrados de graça nos canais Design Team ou UX now. A comunidade no Slack tem pessoas legais, mas não tem muita participação e o Felipe é muito educado, mas mantém a relação estritamente profissional, diferente do AJ ou Edu da Mergo, por exemplo, que vivem em contato com os alunos via Instagram, mostrando projetos ou encorajando. Fico triste por dizer isso, pois eu paguei bem caro pelo curso, mas esse curso é caro demais para o conteúdo que oferece e eu gostaria que alguém tivesse me dado essas informações antes de entrar.

Gente eu faço AELA e recomendo de olhos fechados. Dividem de 12x (o que acaba aliviando) e é MUITO prático. Gosto demais!! O investimento vale a pena. Eles fazem questão que os projetos sejam bem estruturados e justificados, com base na experiência do usuário e sua jornada. Gosto bastante, acho um curso bem completo, com fácil acessibilidade aos mentores, muitas aulas ao vivo, muito conteúdo prático para criação do portfólio e uma comunidade super disposta a ajudar e a trocar conhecimento. Eu paguei porque na época era o único que eu conhecia e me identifiquei bastante com a proposta deles (promessa de devolução do dinheiro caso o aluno seja aprovado em todos os projetos do curso e não consiga uma recolocação no mercado de trabalho).

Faço Aela e gosto muito! É uma mistura de bootcamp com curso porque é super mão na massa e dura bastante tempo. Tem 10 níveis e em cada um deles você faz pelo menos um projeto que dá pra ir pro portfolio. Claro que aumentando o nível de dificuldade em cada um deles.

Eles fazem questão que os projetos sejam bem estruturados e justificados, com base na experiência do usuário e sua jornada.

Fantástico e muito bom, tem mentoria dos projetos com os professores. A frequência da mentoria vai de acordo com o envio dos projetos, mas sempre converso e tiro dúvidas com os mentores. É um ótimo curso! Se puder investir vale a pena realmente e um baita de curso com mentoria em todo processo do seu projeto.

UI Boost

Incluído em 07/01/2021 Sou aluno e acho bem bom! Dá uma noção bem legal de UI, um pouco de UX e Front. São bem ativos no slack e mentoria, além de uma galera que consegue trabalho por eles. Dos cursos que já fiz achei o do Gilberto um dos melhores por ele ser bem acessível. Só acompanhar os trabalhos dele da Insany que dá pra ver que ele manda bem demais. E o mais da hora que eu achei é que ele manda a real, não é design dribbble. Dá para aplicar os ensinamentos no dia a dia e salva demais a nossa vida. Acho que só senti falta de falar mais sobre a importância de componentes e organização deles, mas aí depois que pegar a ideia do figma (se já tiver conhecimento então já pode ir vendo sobre) é só aprofundar mais sobre componentes e variantes e tudo certo.

Estou curtindo, mas pra quem já vem do gráfico e, principalmente, quem tem uma boa base dos fundamentos e teorias de design, pode ser um pouco básico alguns módulos Agora, a parte de grids, HTML e mobile acho que compensa, embora ainda não tenha chegado nesses módulos.

UIBoost é bem prático, ele passa superficialmente pelos conceitos pra você ir direto ao ponto com os exercícios. O Gilberto tem uma didática ótima, fora que eles sempre respondem as dúvidas, seja no slack, no insta.

Falando do Gilberto do UIboost, eu estou amando o curso. Ele dá uma assistência incrível para os alunos antes mesmo de comprar o curso, as aulas tem conteúdo teórico e prático, e ele realmente domina o que se diz respeito a UI. No grupo do Slack ele sempre posta prints de conversas de profissionais que entram em contato com ele pedindo indicação de alunos, e sempre manda conteúdo extra curso pra gente, antes de comprar o curso dele eu acompanhei ele bastante nas redes sociais e fui entendo como trabalhava e o que dominava, outro fator decisivo pra mim foi o atendimento pré curso, ele não fez semana de "ui, ux, etc..", não fez lançamento, mas sempre respondia todas as dúvidas antes de abrir a segunda turma. Pra mim deu super certo essa compra.

Ui boost é demais! Só vai

Entrei na segunda turma, ele fala sobre teoria mas não entra a fundo. Como eu venho do Design Gráfico isso pra mim não foi um problema, mas também aconselho a investir em livros e material, estudar a história do design, história da arte, conhecer os movimentos artísticos, ajuda muito!

Eu comprei o do Gilberto (uiboost) e por enquanto tô gostando, ainda não finalizei, mas ele passa pela teoria e vai a prática mais rápido, e parece realmente saber o que está falando.

No caso do UI Boost, foi justamente o cuidado e a qualidade das interfaces que o Gilberto fez que me chamou a atenção. O olhar, as técnicas, trazer simplicidade pra coisas que parecem complexas. A didática dele vai melhorando ao passar das aulas. Mas como profissional que entrega, ele conseguiu passar muito conteúdo que não é fácil de encontrar em qualquer canto. Como já sou da área, vi mais valor nesses detalhes e técnicas.

UI Lab

A UI Lab se aprofunda bastante nos fundamentos, traz exemplos, referências e dicas, eu estudei muito pelos cursos da UiLab e o Welliton Matiola está me mentorando, ele está sendo ótimo.

Eu fiz um curso com eles, achei bem bom

Eu tô fazendo o da UI Lab por email, para ter uma base mesmo porque não tem muitos exercícios até onde cheguei. Porém tem o online deles com 4 módulos e exercícios um pouco mais completos, mas não sei se é bom.

Design Circuit

Incluído em 01/12/2020 Eu tinha um pé atrás com o AJ antes de comprar o curso, mas acabei comprando por achar o valor interessante. O meu pé atrás sumiu no instante que eu tive uma dúvida no meio primeiro dia e ele me respondeu em alguns minutos. A comunidade é ENORME. Sério. O curso é cheio de referências e vivências dele, o que para mim ajuda por ver como é o mercado em si. Ainda estou no começo, mas super acho que valeu a pena

Incluído em 16/11/2020 Se você quer morar fora e se destacar da maioria dos colegas do mercado brasileiro, vale à pena demais. O grande diferencial dele é o que já falaram, o apoio gigantesco aos alunos (quase que instantaneamente) e as mentorias. Ao contrário do que dizem os haters, vale cada centavo investido. Ele indica dezenas de livros, estimula a leitura e dá suporte profissional.

Eu estou fazendo e gostando bastante. Há sempre muita troca pelo slack e são todos muito solícitos. Quanto a mentoria, às vezes é via zoom nos finais de semana.

Eu fiz o design circuit, não sei até hoje se valeu a pena. Nunca tentei falar com o Apparicio porque não me sentia confortável, acho que eu não deveria me sentir assim. O curso no aspecto de conteúdo, é muito bom, recomendo. Pelo menos parece que ele entrega resultados, vejo sempre o pessoal que faz o curso conseguindo emprego em empresas boas A postura dele nos vídeos das aulas é beeem diferente e profissional, mas as lives e outras coisas, não dou conta. Vai ter gente dizendo que é mimimi, eu chamo de saúde mental.

Acho muito completo, o slack bem ativo, e várias pessoas ajudam e respondem, assim como o próprio AJ, vira e mexe há mentorias gratuitas para todos e muito material disponível.

O professor é bem bom, manja de bastante coisa do mercado, dá dicas boas. Eu tô no começo.

Tô fazendo e é bom sim, tem um grupo no Slack para alunos que é muito top e quase todo sábado tem mentoria ao vivo que acrescenta muito ;)

Tô curtindo muito, o curso dele é bem vida real, ele traz muita coisa da vivência dele, do que deu certo, do que deu errado... Tem muita prática... Tem vários grupos no slack, muita troca entre o pessoal, tem as mentorias que ajudam muito, ele tira dúvida a qualquer momento. Enfim, tô gostando bastante.

Apesar de algumas pessoas não gostarem muito do jeito dele, acho que, principalmente, pra quem quer ir pra fora, ajuda demais. Dá um suporte absurdo para os alunos. Esse é um diferencial forte dele a meu ver.

Ele sempre fala sobre muita ferramenta e fala das que ele usou tb, qual foi o resultado e mostra os cenários ruins e bons que ele passou, a situação bem narrada.

Atualmente em formato de atualização, a última turma neste formato será feita em novembro deste ano. Estes últimos modelos possui valor muito acessível, podendo ser pago em várias vezes e pode comprar um bônus de vídeos de antigas mentorias, por um valor muito baixo (R$49 acho). O curso apresenta uma introdução aos processos de UX bem como dicas de atuação profissional. O diferencial do DC se dá na união dos profissionais via Slack, e sim, de fato, praticamente semanalmente pessoas conseguem emprego. O Apparício é acessível via Slack, constantemente faz mentorias gratuitas e compartilha conteúdo para agregar valor. Também há tutores na plataforma além das pessoas que gostam de participar. No geral é um curso bacana e nas aulas ele explica de maneira calma e focada.

UX Unicórnio

Incluído em 18/07/2021 Gostei muito do curso e possui a visão geral de UX e o que compõe, o que facilitou muito o meu entendimento da área por saber por onde começaria. A construção de um case de portfólio através dos conhecimentos adquiridos é uma ótima forma de estimular a prática e isso realmente me ajudou a conseguir uma oportunidade na área. As únicas observações que tenho são acerca de aulas antigas que foram inseridas no curso que ao meu ver para o valor do curso não foram muito boas e também pela comunidade do Slack não ser tão ativa. Fora isso, vale super a pena o curso para quem está iniciando na carreira em UX.

Incluído em 07/07/2021 Em termos de conteúdo, as aulas e tal, foi bom. Ele tem uma boa didática e o curso abrange bastante conteúdo mesmo. A chance de fazer um case em grupo também é bacana, mas depende bastante do grupo. Os pontos ruins, pra mim, são que além de algumas aulas serem antigas (como das ferramentas de prototipação, por ex). algumas mais confundem do que ajudam (como a de Front End). Uma coisa que me fez investir no curso foi a famigerada análise de portfólio/currículo - que seria o bônus de 1000 reais e tal - que foi bem decepcionante. Digo do meu grupo: éramos quatro pessoas, ficamos praticamente 3 meses com sangue nos olhos trabalhando e ralando pra fazer um baita case, pra ter menos de uma hora de sessão no zoom com comentários superficiais e nada que fosse "mentoria" de fato. Bem decepcionante. Além de que não fazia diferença se 1 possuía a análise ou se os 4 tinham. A minha percepção é que a parte mais fraca do curso é a comunidade/suporte. Depois que tu entra parece que tu é só mais um número, apenas mais um aluno. Enquanto o slack fica às moscas as redes sociais bombam e tem lançamento do curso há cada 2-3 meses... sei lá, pode ser uma questão de expectativa que meu grupo teve mas sinceramente já fiz outros cursos remotos (não de ux) que foram muito mais baratos, mais tempo de curso e mais apoio/suporte/contato com a equipe.
image

Incluído em 22/06/2021 Fiz a 7ª turma do Ux Unicórnio que começou em fevereiro de 2021, antes já havia feito o curso dele da Udemy. São cursos completamente diferentes. Recomendo para quem quer migrar para a área de UX e não tem uma grana para investir no momento no UX Unicórnio, fazer primeiro da Udemy para pegar uma noção do que se trata nas 12h de curso da Udemy. O UX Unicórnio é estruturado em conceitos gerais, ferramentas, cases de sucesso e pelas funções que um Ux Designer pode ser (UI, Strategy, Research, Writing, Mapeamento de experiências, front end e Workshops). O que mais vai te dar experiência no curso é o case, onde o curso faz as pessoas montarem um grupo e escolherem um tema pré-determinado para gerar o seu conteúdo de UX. Essa é a principal forma de aprender os temas na prática e a trabalhar em grupo, pois nem todos no curso já tiveram a experiência de trabalhar em equipe. Sobre as aulas, algumas são mais antigas (UI principalmente, pegas do curso da udemy), mas conforme atualizando algumas coisas, novos vídeos são acrescentados. São boas as aulas e explicações, mas poderia ter os materiais para serem baixados para leitura posterior para melhorar o curso. Sobre o suporte, é criado um grupo no slack, onde tem 500 a 700 alunos, normalmente são o time de suporte que responde e não vejo problema nisso, como falaram aqui nos feedbacks. Uma coisa que aprendi usando a ferramenta, pois não havia usado o slack antes, é sempre quando tiver uma pergunta marcar os @ do time de  suporte, assim sempre um responde, fora quando é dúvida mais simples, o próprio povo responde mesmo, eu mesmo respondi várias dúvidas de colegas de curso. Sobre promessas de salário e cargos... as primeiras aulas estão mostrando alguns cases de sucesso e tem a mapa do ux para entender a média salarial e etc... mas em nenhum momento o Leandro promete que se você fizer o curso vai conseguir algo. Já recebi propaganda de outros cursos prometendo vaga em 3 meses... Eu quando entrei no curso, pois estava querendo migrar de área, vi as propagandas de salários altos de até 10k, mas por ser mais experiente, já sabia que não seria de primeira esse valor... tanto que ele mostrou uma pesquisa que a média salarial era de 4k. Estou finalizando a revisão do case em grupo para pegar o certificado do curso e já consegui uma vaga que pedia conhecimentos de 3d e designer gráfico que já tenho experiencia, mas deveria ter conhecimentos de UX e o curso me ajudou nessa parte. Recomendo o Ux Unicórnio.

Incluído em 01/06/2021 Entrei e saí da última turma do UX Unicórnio que abriu dia 17/05/2021. Foi meu primeiro contato e a 1x que entrei em um curso de UX. Não sou da área e estava migrando para UX, sendo bastante iniciante em todos os conceitos. A forma como o Leandro ensina é interessante, mas eu me irritava demais com todos os cases de sucesso jogados nas aulas. O primeiro módulo (Pônei) é o mesmo do evento gratuito, sem tirar nem pôr, apenas separando os vídeos em mais tópicos. Poxa, se eu já paguei para participar, eu não preciso mais de propaganda e quero apenas começar as aulas. Outra coisa que me irritava era a parte "tal coisa a gente vai ver lá na frente, aquilo ali só no módulo tal". Eu anotava muitos insights para pesquisar por fora. Quando reparei que passava mais tempo no google, estudando, do que no curso, comecei a desestimular pensando "por que pagaria tão caro para usar o google?". A comunidade do Slack parecia abandonada pelo suporte prometido. Eram 3 pessoas: um fez uma única postagem de apresentação mostrando o seu, adivinhem, case de sucesso; outra vi comentando uma mensagem repetida para diversos alunos; outro surgiu algumas vezes para dizer somente "vem aí" quando alguém perguntava explicação de como seriam feitos os grupos da atividade principal. Leandro, o principal, que prometeu sempre responder nossas dúvidas em 48h, sumiu do Slack após um primeiro contato, no 1° dia. Eram os próprios alunos que respondiam as dúvidas conceituais e as de curso ficavam se acumulando aos montes. A cereja do bolo aconteceu quando liberaram o novo módulo, com mais cases de sucesso sendo citados. Tinha acabado de assistir todo o conteúdo gratuito, repostado o desafio solicitado (o mesmo da semana gratuita) usando dados de forma aleatória já que eu estava iniciando e não fazia ideia do que fazer com todas aquelas informações. E, apenas na segunda semana de aulas (módulo Mustang), já deveríamos nos organizar em grupos para compor nosso primeiro projeto. Eu fiquei completamente chocada com a rapidez desse processo. Temos acesso por 1 ano, mas somos impelidos a engolir o conteúdo o mais rápido possível em 3 meses (que é a média de entrada de cada 300~400 novos alunos por turma) se não quisermos perder a avaliação de case. Outro ponto a detalhar, essa avaliação foi divulgada como sendo um dos bônus extras, pelo qual tínhamos que correr para garantir uma das primeiras vagas. Porém, o que não foi dito era que se apenas 1 aluno tivesse direito a esse bônus, todo o grupo do projeto seria premiado e avaliado. No RPG da vida, Leandro investiu todos os pontos de EXP dele em Carisma, Inteligência e Marketing. Eu o admiro por isso, mas prefiro investir meu dinheiro em outro curso.

Incluído em 03/11/2020 Sou designer gráfico e estou migrando para UX. Completei o curso UX Unicórnio em outubro de 2020. Levei 4 meses para terminar as aulas e montar o case de portfólio. Eu tinha feito cursos variados no Linkedin Learning mas sempre achei que não me davam a visão do todo. Com o curso do Leandro, pude ter uma visão ampla do que é o UX Design, um processo que me trouxe resultados e uma didática que não se vê nos cursos em português. A interação é feita geralmente pelo Slack e as perguntas são respondidas rapidamente. Temos mentoria para o case de portfólio que montamos durante o curso, com um encontro virtual, avaliação e feedbacks para ajustes. O acesso ao conteúdo vale por um ano.

Incluído em 29/10/2020 Acho interessante começar falando que o Leandro NUNCA promete resultados. Ele mostra pesquisas, traz pontos objetivos e mostra uma linha de raciocínio lógica: se você entrar nessa área, pode ganhar mais. Dizer algo além disso é interpretar errado o que ele diz, ou nunca nem ter interpretado. Quem realmente fez o curso sabe que é 100% esforço do aluno, de correr atrás, estudar e se destacar (até mesmo entre os alunos do curso) pra conseguir uma vaga. Essa é a única resposta, pra qualquer curso que esteja por ai, sendo do Leandro ou não. Mas eu fiz o UX Unicórnio, então vamos lá: o curso tem muitos pontos a serem melhorados. É fácil ficar desestimulado e cansado com o conteúdo, tudo é muito denso. Isso é sim parte culpa do Leandro (e de quem faz o conteúdo do curso), mas também é "culpa" da área. Nada é simples, tudo precisa de justificativa e há sempre sub-conteúdos a serem estudados. Na realidade, muitas coisas que o Leandro passa no curso eu vi na faculdade (de design gráfico), mas na facul de forma muito mais rasa e largada, mesmo falando sobre assuntos como de UI, que são mais comuns em faculdades. Ou seja, acho a didática do Leandro muito boa, funcionou muito bem pra mim e recomendo tranquilamente o curso dele pra qualquer júnior interessado na área. No pós-curso: tudo o que eu vi, li, aprendi e vivenciei durante o curso do Leandro, foi condensado em uma vaga de UX com um salário de R$4.5k, que me faz bem e me desafia todos os dias a ser um profissional melhor. O Leandro me deu essa vaga? Não. Corri muito atrás, fiz das tripas coração e cheguei onde estou. O Leandro me ajudou de alguma forma a conseguir essa vaga? Sim. Ele, o suporte do UX Unicórnio, os alunos com quem troquei ideia, os livros e textos que me foram recomendados, tudo culminou nisso.

Incluído em 29/10/2020 Eu fiz na prática o programa UX Unicórnio, foi minha primeira experiência a fundo em UX Design, não me arrependo nenhum pouco de ter investido nessa jornada. Me dediquei muito para fazer os cursos e participar com pé no chão do evento. Não só eu tive total apoio dele em todos os momentos que precisei como foi um programa incrível. Hoje estou onde estou porque ele mostrou os caminhos.

Incluído em 29/10/2020 Fiz o curso com Leandro e não me arrependo em nenhum momento. O preço é um pouco salgado, mas com dedicação, você consegue um emprego bom e, consequentemente, passa a pagar o curso com esse dinheiro. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Leandro não bate o pé em "faça o curso e ganhe um emprego", tanto que só me matriculei com a única expectativa de ter um case de portfólio. Fim. No entanto, com minha procura a todo tempo, dedicação e disciplina, eu acabei conseguindo um emprego em pouco tempo. No mais, a didática é muito boa, o suporte nas aulas (e fora delas), é muito bom também e super funciona. Sempre responde, quando não sabe, pede pra aguardar e traz ótimas respostas. Eu não me arrependo nenhum um pouco.

Incluído em 29/10/2020 Iniciei o curso após mais ou menos 7 meses trabalhando na área e posso dizer com toda a certeza que foi um divisor de águas na minha carreira. Apesar de já ter um conhecimento prévio sobre UX, metodologias e conceitos, o curso me trouxe um panorama muito mais geral e me proporcionou uma maior confiança em relação ao meu trabalho. Hoje em dia sei argumentar minhas escolhas de uma forma muito mais concreta. Além disso, o Leandro é sempre muito acessível para os alunos. Consegui passar em várias vagas de emprego aplicando o conhecimento adquirido no curso, e também arranjei um novo emprego por indicação do próprio Leandro.

Já fiz alguns do Leandro Rezende (ux unicórnio) logo quando tava começando e sempre senti que era meio sensacionalista e marketeiro o conteúdo dele, inclusive deixei de acompanhar as redes sociais dele, acabei buscando outros cursos e entendendo melhor que o processo não é simples, rápido e fácil como ele vende, parece que você vai sair do curso dele ganhando 10k já, mas eu achei que não é tudo isso.

Eu faço UX unicórnio pois gostei da didática que vi na udemy. Mas o fato do leandro ser master em ux pela NN/g e ter módulos de especialização específicos passando um pouco do conhecimento adquirido nessas formações. Concordo que é muito marketeiro mas eu gosto muito da profundidade. Escolhi por ter mais de 60 horas de conteúdo.

Eu comprei o curso do UX 🦄 na última maratona, é um curso bem bacana, porém achei meio salgado o preço pra minha realidade. Ele abre curso a cada 2/3 meses e sempre com esse "desconto" de 1000 , então quem não puder agora, daqui a pouco ele abre de novo. É um curso bem completo, ótimo pra quem é iniciante também ou quer ingressar na área. Tem também um suporte bem legal dele e da equipe no slack.

Eu comprei o dele da Udemy, ainda não terminei, mas até agora tenho gostado bastante. Acho a didática muito boa.

Eu estou no curso do Leandro desde julho trabalhando no meu primeiro case para o portfólio e posso dizer que ele é bem realista sim. Quando fala de casos “fora da realidade” ele diz que aquela pessoa teve sorte, mas também diz que estudando e se dedicando a gente consegue.

O da Udemy é bem fraco, mas é totalmente diferente do Programa UX Unicórnio. Tenho experiência com os dois. São muito diferentes.

Assim, eu comprei com descontos e foi salgado. Mas vale.Tem bastante conteúdo, e é bem prático. Precisa ter muita disciplina, porque assim, além do curso, tem o Slack que a galera fica trocando idéias e tirando dúvidas.É muito legal, mas se você não tiver tempo suficiente, você não consegue acompanhar Slack e curso. E aí os níveis de ansiedade começam a bombar. Você tem 3 meses para finalizar e o Leandro avaliar o teu case. Se você não terminar nesse prazo, ele não avalia mais. Eu, lógico, passei dos 3 meses, mas qualquer dúvida que eu tenha e poste no Slack, o Leandro responde. Perdi a minha avaliação de case, mas estou ali fazendo o meu case e um dia eu termino. Tem 1 ano pra terminar.

Tô fazendo o ux unicórnio e a experiência de trabalhar em grupo é algo muito valioso e difícil. E tem muito conteúdo!

Entrei na última turma do UX Unicórnio e tenho tido uma boa experiência. Temos bastante suporte, a plataforma é bem organizada e o desafio proposto te ajuda a ter uma boa noção, além da experiência de trabalhar em grupo. Também acho um investimento meio alto, mas por enquanto está dentro das expectativas.

O UX Unicórnio eu faço e estou bem satisfeita. Tenho tido uma boa experiência com o curso do Leandro, a idéia de módulos específicos aprofundados para cada especialidade no nosso tempo, sem que a gente saia focado só em uma receita de bolo. E eu considero um ponto necessário o foco em números e percebo também o foco em resultados, justamente pra nos preparar como profissionais que vão ajudar em tomadas de decisão no ponto de vista de negócio.

Do Leandro Rezende fiz o de Figma e estou fazendo o de Design Thinking aplicado a Negócios ambos na Udemy também. Vale a pena também comprar esses mais baratinhos agora pra ver se o jeito que ele ensina é legal pra você. No meu caso gosto mais dos conteúdos que ele posta no Instagram do que dos vídeos. Fiz a maratona de ux e gostei mas achei que ele coloca muito discurso coach que no meu caso não gosto haha (talvez também pra incentivar a galera e tal mas vai de gosto e adaptação de quem está assistindo e aprendendo).

Minha sensação do Leandro Rezende, é que é rola muito mkt digital com uma certa falta de critério, o que pra mim que vem da propaganda soa como uma luz vermelha piscando. Desde os textos na comunicação quanto nos trocadilhos no site da empresa quanto também na falta de capricho em muitas interfaces que vi no portfólio da empresa dele. Critério e bom gosto me evidenciam a maturidade profissional de quem está dando o curso.

EBAC

Incluído em 13/01/2021 Eu faço o UX e UI Design na EBAC. Venho de fora da área e tem sido muito bom. Ja vi gente reclamando da EBAC mas acho que foi antes de reformularem o curso. O fórum de perguntas é ótimo. As correções dos exercícios são bem completas e tenho aprendido muito. Pra mim tem sido muito bom!

Cara, a professora manja muito, o material das aulas é muito bom também. Agora vamos aos pontos fracos: Algumas aulas estão com a edição de vídeo deixando a desejar e o mais crítico que achei foi a qualidade da plataforma onde postamos as atividades e nos comunicamos com outros colegas e professora. Nas aulas ela fala que vai deixar os exemplos pra download, mas até hoje não sabemos por onde acessamos esse material. Tem um grupo dos alunos que alguns já questionaram a equipe de suporte, mas ele só falam que nossa opinião é muito importante e que isso está sendo passado para equipe da plataforma melhor. Feedback final: Conteúdo é bom, mas a plataforma é fraca ainda, por ser as primeiras turmas devem estar amarrando as pontas para melhorar, mas se tratando de um curso de UX deveriam ter escolhido uma plataforma melhor pra ministrar esse curso online.

É bom mas tem alguns pontos que deixa a desejar na minha visão pelo valor. Mas nada que seja crítico.

Da ebac fiz e não gostei, mas foi antes deles reformularem. Os feedbacks deles eram só "parabéns você fez certo", nem duas linhas tinha. Eu virei muito hater da ebac depois desse curso.

Eu tinha comprado ele, pedi o dinheiro de volta. No anunciado boa parte do conteúdo é uma mentira. E não tem mentoria. Eu fiz até um certo módulo e não tinha aquilo que era anunciado e também várias pessoas me disseram que não tinha mentoria, que eram frases automáticas do tipo "nossa foi muito bem" e só.

Eu estou fazendo o de UX Design da EBAC online e recomendo demais! Bem didático, tarefas valendo nota no final de cada módulo e um projeto final em parceria com o banco original.

A plataforma é péssima e a qualidade das aulas é muito baixa. A professora não tem didática e a forma como o curso foi gravado parece muito mais ter a intenção de enaltecer a imagem dela como gestora da escola que fornecer conteúdo. É difícil interagir com outras pessoas - principalmente porque o projeto é obrigatoriamente individual - ter feedbacks, ou tirar dúvidas e as notas dos homeworks são padronizadas. É sempre aquele “90 Parabéns!” ou “Ah, tente de novo” e você nunca sabe onde diabos você errou. Logo no início do curso entrei em um grupo no whatsapp onde a galera tava perdida e aquele era o único ponto de apoio pra seguir estudando. Alguns módulos estão bagunçados, alguns links quebrados. Entrar em contato com a central? Chá de cadeira na certa - ou de telefonada (?) Eles lançaram um curso novo de UX/UI cerca de 1 mês depois que comprei o meu, com módulos diferentes, professores novos e qualidade muito superior ao que nós tínhamos, e foi uma puta briga pra podermos ter acesso aos módulos novos. Enfim, eu só tenho coisas negativas pra falar da EBAC com relação ao curso de UX. Você paga pra ter certificado e não pra aprender.

Fiz o online da EBAC e pra mim não vale o valor não, são 12 video aulas gravadas e mal editadas, por mais que o conteúdo seja bom, o feedback é pobre. Mas assim, parece que reformularam agora né.... mas fiquei com ranço.

Tô fazendo o da EBAC, é bom mas acredito que tem muito o que melhorar ainda em termos de organização 👀 Tem umas coisas que peca no meu ponto de vista. Como ordem de tema/vídeo, plataforma confusa, etc.

Eu fiz o presencial, era pioneiro ainda a escola e durava 1 ano com duas aulas por semana. Foi a 3 anos e meio atras e mudou o corpo acadêmico. Tive muita sorte de ter gente do mercado fora de série que nunca pisou de volta a ensinar depois mas pelo que acompanhei os professores atuais são bons também e conteúdo deve ter se aperfeiçoado ou somado. De resultados... mudou tudo na minha carreira após fazer, me senti muio bem formado e tive sucesso adiante. Vários trabalhos que levou a uma carreira de Product Designer. Apesar de ser curso completo nao é "completasso"! Na comunidade você pode buscar mais workshops de especialização com outros mestres professores de universidades e mercado. A instituição EBAC como base traz uma ótima formação e cumpre o seu objetivo geral. Porém para cursos complementares de especialização recomendaria escolas mais focadas.

Eu comprei o da ebac e é um curso bem bom pra iniciante mas não acho que o custo benefício valha a pena. O marketing deles é pesadissimo mas o curso é o mais basico possível.

Eu não tenho experiência com ux, aprendi na faculdade só e tava buscando algum curso completão. Agora (2020) eu to fazendo ele, (tô na metade), mas o conhecimento que adquiri até agora, pra quem tá começando, já foi muito bom. E o projeto que é passado aos poucos, fazendo a cada módulo uma etapa, pode ser usado já como portfólio (se tu fizer bem caprichado). Eu to amando! Ah! E o fato das tarefas não terem prazo pra entrega, ou prazo pra visualizar as aulas, ajuda muito quando eu to sem tempo. Apesar da plataforma ser confusa mesmo, pra mim, que praticamente não uso nada lá a não ser subir trabalhos, tá valendo cada centavo.

IGTI

Incluído em 25/05/2021 Como profissional recentemente contratada para nível Pleno, achei o Bootcamp bom mas com um conteúdo mais voltado para os níveis Iniciante/Júnior. Pra quem não rodou muito a internet ou tem uma certa limitação com a língua inglesa, indico bastante esse Bootcamp por ter professores interessados em questões de acessibilidade e que buscam trazer o UX pro brasileiro, evitando termos em inglês. O custo também é muito bom (paguei R$150) considerando tudo que ele aborda. Não tem interação em grupo obrigatória, mas quem tiver interesse pode se juntar a grupos e na minha turma teve bastante gente interessada em se ajudar, trocar idéias e fazer trabalhos juntos então oportunidade não falta. Os professores são bem atenciosos durante as aulas, não interagi muito com os monitores mas as poucas dúvidas que levei para eles foram bem respondidas. Os conteúdos são um pouco redundantes mas eu vi isso como vantagem por ser uma pessoa que aprende mais com apostilas/texto do que com vídeo, então pulei todos os vídeos e li com bastante carinho as apostilas kkk Eu recomendo bastante para iniciantes que ainda não entendem muito da área, dá uma base boa e não é um investimento tão pesado como outros cursos. Com essa base dá pra se aprofundar sozinha daí pra frente, seja de forma ampla ou focada e seguindo o Bootcamp direitinho já sai com um case para o seu portfólio. Contras que eu diria é que os testes são meio mal formulados, com a maioria das perguntas bem tranquilas e uma ou duas pegadinhas por teste (eu odeio pegadinha 🙄); você só tem um mês de acesso depois que acaba e eles mandam muito spam depois de outros bootcamps deles de TI rs.

Incluído em 17/05/2021 Acho que o povo reclama de barriga cheia, porque fiz o bootcamp por 150 reais. É um bootcamp barato. As apostilas são completas, os professores fofos e acho que o processo só peca por não propor trabalhos coletivos. Com relação à comunidade de alunos, alguns foram bastante dedicados e criaram grupos à parte. Outros, como eu, estiveram mais alheios, embora tenha tido um bom aproveitamento no teste. Então a experiência dependia mais do QUE você fazia do bootcamp. Outro ponto é que os conteúdos audiovisual e escrito eram um pouco redundantes. Mas sou extremamente grato porque foi uma forma muito bacana de me introduzir na área.

Eu achei uma repetição do que já existe de conteúdo, se você já estudou o básico, vai ser uma repetição. Ele ensina beeeem do básico, bem lentamente, da uma agoniazinha pra quem já viu algo de UX ou prefere coisas mais mão na massa. Mas estou curtindo e aproveitando para entender a teoria das coisas.

Fiz o bootcamp do IGTI de UX. Ele é bom pra dar uma base sobre UX, mas é bem superficial. Tem algumas atividades, mas nenhuma em grupo. E as atividades não são avaliadas pelos tutores, a avaliação é realizada por meio de provas com questões multipla escolha. No geral achei legal, mas é bem básico.

Eu faço bootcamp lá e não é muito bom não, arrependida até o momento.

Tenho algumas críticas , mas o IGTI foi a melhor opção que achei. Tinha que fazer algo EAD porque onde moro não tem formação nessa área e eles são 100% EAD. O projeto final também curti porque você vai construindo desde o começo do curso. Tô achando fraca a interação com o orientador, mas não sei se é pq tá no começo ainda. Eles tem um esquema de aulas ao vivo interativas 1x na semana , dependendo do professor a aula é muito boa.

Acho que eu fui com muita expectativa, esperava bem mais. Foi muita teoria, as apostilas achei ok, mas não é um curso que eu recomendaria.

Eu já fiz eu gostei bastante. Infelizmente no processo eles esquecem um pouco a pesquisa. Só no quarto módulo que eles fazem isso.

A meu ver o IGTI nomeia esses cursos de maneira errada. São cursos intensivo mas não são bootcamps pelo fato de que não estamos focando nos entregáveis e e sim no conhecimento. É basicamente como um curso de faculdade verão, são dois meses de conteúdo bastante intenso, alguns cursos são mais intensos que os outros. O curso de UX é na verdade mais focado em Design de Interação, porém em nada desqualifica o conteúdo ou acesso ao curso. Dos cursos nacionais é um dos poucos com essa pegada mais acadêmica, e acho que é um curso super complementar aos demais, por trazer essa outra visão. Acho que se o IGTI mudasse essa nomenclatura de Bootcamp e colocasse Curso Livre de Extensão talvez fosse mais apropriado e os clientes ficariam menos frustrados. Um outro ponto positivo é a acessibilidade dos professores e há um sistema de pontuação por indicação e descontos no MBA com base no seu desempenho.

Impacta

Fiz esse curso de 3k. Um mês de curso e já começamos com análise de conteúdo. Ninguém nem tocou na palavra pesquisa. Tudo um tanto básico, achei que estava faltando algumas coisas, ainda mais pelo valor. Depois tentaram me vender uma mentoria de pesquisa depois do curso (?)

Fiz um na Impacta e deixou um pouco a desejar, ainda mais pelo preço.

Gama

Incluído em 19/07/2021 Curso: Gama Experience 2.0 - Product Design. Sou júnior, trabalho na área há menos de 1 ano e fiz outros cursos voltados a UX Design, gratuitos e pagos. A interação com os professores é praticamente inexistente: as aulas são gravadas, podemos ir no LinkedIn para interagir, mas não há um momento ao vivo e de interação com os professores ao longo do curso. Em sábado alternados temos contatos com outros profissionais da área de UX/UI e com profissionais da psicologia, RH e afins para desenvolvimento de softskills. O curso possui mentoria e definitivamente esse é o maior, talvez o único ponto positivo do curso: minha experiência de mentoria foi incrível, mas o mérito é do mentor e não do curso. O suporte por vezes é um problema, contamos mais uns com os outros do que com a escola em si porque ela demora para responder. O investimento ficou entre 4k e 7k, sendo os 7k para aqueles que optaram pelo financiamento do curso e pagamento após conseguir um trabalho na área. Isso para 4 meses de curso e acesso não vitalício à plataforma. O discurso de programa difícil, de ambiente de pressão e a incerteza sobre os critérios de avaliação causaram dificuldades e evasão do curso.

Fiz o Gama Experience e mudou minha vida. Eu paguei 1,700. Parcelei várias vezes, mas eles também tem um programa de financiamento! É um curso muito completo tanto de hard quanto de soft skills. É uma experiência muito doida.

Eu ODIEI o Gama... Tivemos 2 semanas "normais" (online durante a semana e encontros presenciais aos fins de semana). As 3 semanas seguintes foram transformadas pra online por causa do covid e foi simplesmente terrível. Meu grupo de amigos todo achou. Pra mim só não foi perda total porque conheci uma galera muito foda. E eu paguei R$1500. DICA VALIOSA: Se for fazer o Gama, entre várias vezes no site e demore pra comprar. Eles mandam descontos progressivos no e-mail e dão muita bolsa de estudos também. E a gente ainda não teve a feira de contratações no final (que costuma ter no presencial). Eu achei muito conteúdo sabe, eu tava trabalhando na época e foi bem difícil acompanhar e entregar tudo. Acho que falta um pouco de empatia nesse ponto, porque as pessoas tem vida fora dali.

Eles até avisam antes do curso que a parada é intensa, mas eu não levei tão a sério até começar. São 4 grupos de aluno: UX/UI, Devs, Vendas e Marketing, então são 4 turmas interdisciplinares trabalhando juntas. Conteúdos diferentes, mas trabalho em projetos em grupo. Até pra gente ter alguns conhecimentos multidisciplinares também. Foi o que eu mais gostei, inclusive, essa metodologia. Mas é um curso completo demais e tu tem acesso ao conteúdo por tempo ilimitado. Isso de "garantir" uma vaga no mercado como vendem é importante dizer que é propaganda. Claro, acho que 60% da minha turma conseguiu, mas o que fortalece muito é a comunidade deles. Mas apesar disso, eu nunca fiz nenhum outro curso que tivesse um conteúdo e prática tão completos quanto o Gama. Pra quem for fazer, eu recomendo MUITO muito mesmo, se aproximar dos mentores, criar um vínculo e tudo mais porque além dos mentores serem uma galera muito foda e muito gente boa, abre muita porta também! Mas é isso, gente, eu recomendo muito apesar das falhas. Mas recomendo aproveitar 100% (se você tiver tempo) porque vale muito a pena. Eu tava desempregada e um dos mentores do Gama me indicou direto pra uma vaga porque a gente se aproximou durante as aulas. Uma experiência de networking e conteúdo muito doida. É tipo um hackathon de cinco semanas mesmo.

Tera

No inicio do ano comprei o curso da TERA, o investimento é bem alto mas eu pesquisei bastante antes de escolher esse curso, eu ia fazer o formato presencial porém veio a pandemia e mudou se para o formato online. Procurava uma fonte de conhecimento e uma titulação. O curso é excelente, cada aula é ministrada por um profissional da área diferente, então temos validações diferentes, porém, a TERA vende como um curso para todos os níveis e eu pessoalmente achei que não era introdutório, você tinha que ter um conhecimento base da área. O bootcamp é intensivo, 2 meses de aula todos os dias quase, frenético. Eu aprendi para caramba, mas hoje eu teria estudado primeiro por conta para depois investir. Precisamos entender nosso momento para escolher, cada um tem uma percepção de um curso, bootcamp, livro. Sou de uma das turmas online. É bem bacana mas bem cansativo também, muito conteúdo em um tempo limitado. Creio que o presencial deve ser mais proveitoso quanto ao networking, mas os mentores e professores são muito bons e você consegue criar e aplicar metodologias no projeto. Já o valor não é muito acessível. Tem seus prós e contras como qualquer outro curso creio eu. Por ser a primeira turma no meu caso estavam se adaptando ao novo momento, mas adorei tudo e foi um mega aprendizado.

Eu amei muito, mudou minha vida kkk. Porém eu ainda não consegui emprego na área, tô bem triste por isso. Tem desconto para mulheres que comprovarem uma renda baixa.

Fiz lá e gostei bastante :) Entrei mais pensando em cobrir certas lacunas e acabei surpreendida. É bem legal que você tem a oportunidade de aplicar várias coisas (processos etc) no seu projeto, depois tem feedback dos mentores antes do pitch final etc. Foi cansativo mas valeu a pena. Eles estão com umas opções de financiamento legais agora também, pela provi. O meu grupo era de 5 pessoas e deu um super trabalho, Hoje em dia eles escolhem os temas pela gente, do meu grupo foi relacionado a educação mas a gente ainda vai escrever sobre. Sinto que aproveitei mais por ter algum background. Vale muito a pena. Eu estava um caco no final mas foi muito bom, depois que conclui, tem o demoday é uma sensação de dever cumprido. Fiz no remoto, acho que adaptaram bem o formato. Pensei que fosse ficar cansada das aulas, mas mesmo cansada do dia/trabalho valia muito a pena assistir à noite. Melhorava o dia hahaha

Vou contar um pouquinho sobre como foi a minha experiência com a Tera. Mas assim, fiz o curso presencialmente (a versão com duração de 2 meses) e já faz 1 ano que me formei. Muita coisa já pode ter mudado de lá pra cá. Pra mim foi muiiito legal! Conheci muita gente bacana (e rola essa troca até hoje nas comunidades da escola no Slack) e aprendi muito mesmo! E a maioria dos professores era muito foda! Então pra mim valeu a pena MASSS acho que só consegui aproveitá-lo de verdade pq eu já tinha um bom background de design e tecnologia (já trabalhava como web designer há quase 10 anos). E talvez também porque eu já estudava sobre UX “por fora” por quase 1 ano antes de investir nesse curso. Na época que eu fiz o curso (1 ano atrás, tá) lembro dele “ser vendido” como um curso que qualquer pessoa poderia fazer, independente do background. Mas não acho que deveria ser assim. Ter uma base faz sim muita diferença no aproveitamento. Na minha sala tinha bastante gente vindo de áreas nada relacionadas e sinto que elas ficaram um pouco desamparadas :( Não sei como é hoje, mas a gente só contava com o professor e um facilitador na sala. Só que eles não davam conta de atender tanta gente então acabava que perdíamos muito tempo esperando pra conseguir um atendimento e isso atrapalhou bastante. A sala reclamou e aí colocaram mais pessoas pra ajudar e resolveu. Lá a gente desenvolve um projeto desde a segunda ou terceira aula. Eles deram umas 3 opções de temas e aí a sala se dividiu entre eles de acordo com a vontade rs e o background de cada um (tentando dividir pra que os grupos ficassem equilibrados). Daí a cada aula a gente aplicava o que aprendia no projeto. Desde pesquisa com usuários à prototipação, etc. Aí na formatura apresentamos o projeto pra sala e convidados :) Então já saímos do curso com um case super completo pro portfólio <3 Mas então, por ser um investimento bastante alto, eu não sei se recomendaria o curso pra alguém extremamente iniciante em UX ou sem nenhum conhecimento de design e/ou tecnologia. Porque com certeza vai ser meio sofrido de acompanhar algumas coisas. E definitivamente não recomendaria a versão integral (aquela que tem aula todo dia durante 2 semanas - mas olhei o site agora e parece que nem tem mais). Deve ser uma loucura! Porque é MUITO conteúdo pra absorver num período tão curto de tempo. Acho que faz toda diferença ter um tempo entre as aulas, até pra estudar o conteúdo mesmo. Além do fato do projeto dar muito trabalho, né. Eu não consigo nem imaginar a correria que deve ser fazer o projeto enquanto ainda tá rolando aula.

Ironhack

Incluído em 18/05/2021 Conheci a Ironhack através de uma amiga que havia feito o curso e passou por uma transição de carreira bem tranquila, com bastante suporte do time Ironhack. Então, fui pesquisar sobre e vi que realmente, era a mais preparada para me ajudar na transição também. Os pontos que mais me chamaram a atenção foram: o network que eles faziam toda sexta, as mentorias para ajudar na transição de carreira (aulas de LinkedIn, currículo, apresentação pessoal e outros), a quantidade de horas e o conteúdo do curso. Então, comecei o curso part time em Janeiro de 2020 e finalizei em Junho de 2020. Devido a pandemia, tive metade do curso online e não mudou nada a qualidade dos conteúdos e das aulas. O professor e os professores assistentes foram bem didáticos, pois eu nunca tinha feito nenhum curso sobre UX, não sabia nada sobre o assunto e mesmo assim, saí muito preparada para o mercado de trabalho, tanto que faltando um mês para finalizar o curso, consegui minha primeira oportunidade na área de UX. Outra coisa interessante sobre a Ironhack, é que o acesso à plataforma é vitalício, então, sempre quando tenho dúvida sobre alguma coisa, consigo acessar de forma fácil todo o conteúdo que eu tive no decorrer do curso. Eu voltaria a fazer outros cursos na Ironhack, mesmo com o valor de investimento um pouco alto, mas acredito que cada centavo vale a pena e o retorno vem bem rápido!

Incluído em 17/05/2021 Escolhi o Bootcamp da Ironhack por ser reconhecido pela qualidade de imersão (é um dos mais carinhos também – o valor pode variar, na época paguei 13k à vista). Com duração de 9 semanas, as aulas são diárias, de segunda à sexta, com início às 9h00 e término às 18h00 – oficialmente, pois o envolvimento com os projetos acaba engajando uma dedicação extra). Com cerca de um mês antes do início você já tem aceso a plataforma de acesso vitalício – lá te espera um Pre-Work cheio de conteúdo e com assignments para serem concluídos antes do início oficial. As aulas são dinâmicas e interativas (mesmo quando remotas durante a pandemia), misturando conteúdo e mentoria que suportam os projetos semanais. Dailys, sprint reviews e reuniões de feedback fazem parte da rotina do curso, aplicando metodologia e cultura agile no processo. A mentoria consegue cobrir de forma positiva tanto a parte técnica quanto a de softskills para a área. Ao final de um bootcamp intenso, com projeto final apresentado, você já está munido com uma boa base para se arriscar em vagas junior ou pleno de UX/UI. Vale destacar também a semana extra sobre o mercado de carreiras na área tech e agendamento de mentorias.

Outros

Reuni aqui alguns que recebi, mas que ainda não tenho tantos relatos pra transformar em uma categoria única. Conhece algum desses? Envia pra mim seu relato anônimo ;)

IDI É uma pós-graduação, realizada à distância, utilizando o lms MOODLE. Não é complicado o uso da plataforma porém não há qualquer interação, se o aluno espera fazer networking ou relacionamento com professor ou alunos, esqueça, talvez não seja o melhor curso a ti. Por ser tratar de uma pós o professor deixa bem claro que cabe ao aluno fazer pesquisa e buscar soluções, o que inclui não apenas buscas externas, mas, compras de outros cursos e material adicional, então acaba que o valor acessível não seja tão acessível assim. Se a pessoa não sabe nada de UX ou Design talvez enfrente muitas dificuldades, porque pelo formato da aula e interação (mínima diga-se de passagem) o professor subentende-se que o aluno já tem conhecimento. Recomendo apenas para quem tem um tempo livro e quer um certificado de Pós Graduação, no mais, se quer praticar, interagir e aprender por troca, talvez outros cursos sejam uma melhor solução.

UIAPB by GABRIEL SILVESTRI O Gabriel possui uma série de cursos, com custo altamente acessível e muito interessantes para quem está começando mesmo. É um profissional ainda jovem mas que gosta de compartilhar seu conhecimento. Este curso sao 24 horas, 12 horas de UX e 12 horas de UI, e pelo valor, para quem está apurado financeiramente, vale a pena.

Coursera por universidades Cursos em inglês mas possui legendas em portugues. Recomendo a compra porque os exercícios ajudam muito.

USP Um dos poucos cursos gratuitos e em português. Faz uma abordagem de imersão no universo profissional e recomendo para quem estiver começando, para aprender vocabulário e entender um pouco melhor os diferentes tipos de atuação profissional. Por não ser pago, apenas possui provas.

CALACS É um curso muito curtinho e super fácil de fazer para praticar um pouco como fazer entregáveis. Semanalmente provas, com prazo estabelecidos além da entrega de entregáveis com base em temas pré-estabelecidos além da correção de exercícios de colegas.

MINNESOTA Curso com 4 módulos e um módulo final que eles chamam de Capstone, como se fosse um TCC. É um curso focado em Design de Interface mas traz um pouco de UX. Semanalmente provas, com prazo estabelecidos além da entrega de entregáveis com base em temas pré-estabelecidos além da correção de exercícios de colegas.

MICHIGAN Curso de UX e Research com 5 módulos e 1 módulo final de Capstone, como se fosse um TCC. O curso é excelente e completo, provas, com prazo estabelecidos além da entrega de entregáveis com base em temas pré-estabelecidos além da correção de exercícios de colegas.

SAN DIEGO Curso de Design de Interação com 7 (LONGOS) módulos e 1 módulo final de Capstone, como se fosse um TCC. Vale ressaltar que esta Universidade é a mais renomada e talvez seja o curso mais concorrido, porém, isso não o torna fácil! Muito pelo contrário, é um curso complicado, que te obrigará a fazer cálculos (chi square, fitts law, entre outros) e exercícios muito densos além das provas.O curso é excelente e completo, provas, com prazo estabelecidos além da entrega de entregáveis com base em temas pré-estabelecidos além da correção de exercícios de colegas.

📌

Lembrando que cada curso será relevante de acordo ao seu contexto atual. Pensando em custo-benefício, disponibilidade, mentoria, etc. No fim, escolha por você. Bons estudos!

image

Que tal pagar um café pra gente? ☕️

Se você se identifica com a proposta da nossa comunidade, apoie o projeto pra que ele continue crescendo. As iniciativas sempre serão gratuitas, mas o café nos ajuda a manter a energia pra continuar ;)

© VagasUX | Mah Piacesi | Feito com Notion

Acompanhe nossos canais