📌 Para assistir a aula #12, do dia 23/07, clique aqui
📌 Para assistir a aula #13, do dia 28/07, clique aqui
📌 Para assistir a aula #14, do dia 30/07, clique aqui
📌 Para assistir a aula #15, do dia 04/08, clique aqui
📌 Para assistir a aula #16, do dia 06/08, clique aqui
⚠️ Não é necessário dar check-in nos módulos, temos o formulário de envio de atividades na página principal (:
👉 Aulas Figma (Layla Codogno)
📌 Dicas de Figma com a Layla sobre: Protótipo Responsivo, Carrossel, Noção Espacial
📌 Slides da convidada do módulo: Layla Codogno (olist)
Clique na logo do Figma no canto superior esquerdo para ter acesso a todos os protótipos e o slide utilizado!
💡 Dicas de leitura
Highlights
- Utilizamos diferentes tipos de protótipos para validarmos ideias com um custo menor;
- Protótipos de alta fidelidade contribuem para validarmos a experiencia de forma mais completa e refinada;
- O objetivo de uma interface é ser atraente, de fácil compreensão e esteticamente agradável;
- Criatividade e senso estético é algo que você desenvolve com o tempo, portanto sempre estude e busque referencias externas de aplicativos e interfaces;
- Criar um design system contribui para a agilidade e consistência do produto, comece simples e vá iterando
Atividades
Aula 1
- A partir do rabiscoframe e user flow: desenhar todas as interfaces mapeadas
- Conforme for desenvolvendo as telas, definir os padrões visuais e componentes da interface
Aula 2
- A partir das telas da aula passada: criar o protótipo navegável e interfaces auxiliares
👉 Aula Testes e Métricas (Adri e Barbara)
Highlights
- Testar e Medir são observações sobre como as pessoas reagem à sua solução e como podemos aprender para iterar constantemente, ou seja, evoluir a solução através de dados;
- Os dois tipos principais de testes:
- Teste de conceito: coletar feedbacks do que as pessoas usuárias pensam sobre a solução, é ideal para validar a ideia e o conceito do produto
- Teste de usabilidade: observar como a pessoa usuária entende e utiliza o protótipo a partir de tarefas pré-definidas, é ideal para identificar dificuldades e melhorias para o produto.
- 5 passos para estruturar testes:
- Definir os objetivos do teste
- Roteirizar o teste: entrevista e tarefas
- Recrutar as pessoas que testarão
- Colocar os testes em prática
- Identificar padrões para melhorias
- Métricas são importantes para avaliar a estratégia de um produto, ou seja, ajudam na tomada de decisão (menos achismo e mais evidências)
- H.E.A.R.T. Framework: técnica para elaborar as métricas que serão acompanhadas e que levam em consideração a experiência das pessoas.
- SUS (system usability scale): técnica para avaliar o nível de usabilidade de um produto. O ideal é aplicá-lo ao final de um teste de usabilidade mais qualitativo.
Planilhas
Atividades
- Realizar testes de conceito e usabilidade: converse ou use o Maze com pelo menos 3 pessoas. Se for por entrevista, ao final, aplique um formulário SUS, para avaliar o score de usabilidade da sua solução;
- Definir as métricas do projeto: use o método HEART para identificar quais categorias e quais grandes objetivos deveriam ser acompanhados quando este projeto entrar no ar;